Projeto CWEdata

Resumo Executivo

O DATA-MUNDO é produto do projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina intitulado “Desenvolvimento Orientado por dados: uma visão histórico-mundial da economia e do sistema internacional” e tem por objetivo produzir e disseminar informações e conhecimentos estratégicos que possam suprir parcialmente os déficits de capacidades da estrutura de governança do setor público catarinense no que tange ao conhecimento da realidade internacional necessária à formulação de estratégias de desenvolvimento de longo prazo. Para tanto, o projeto se propõe à:

  1. estruturar um banco de dados relacional com diferentes tipos de estatísticas que possam ser utilizadas como evidências empíricas de uma visão histórico-mundial da economia e do sistema internacional;
  2. elaborar painéis de visualização de informações estratégicas a partir da criação de indicadores e de análises estatísticas avançadas (e.g. Análise de Cluster, Análise de Componentes Principais e Análise de Redes);
  3. produzir boletins temáticos mensais em linguagem acessível com o intuito de mobilizar o setor público para a importância de estratégias de desenvolvimento de longo prazo;
  4. capacitar estudantes e agentes públicos para tomada de decisão de enfrentamento de dilemas do desenvolvimento a partir de uma perspectiva histórico-mundial com base em evidências.

Palavras-chave: Dados em Painel; Ciência de dados; Desenvolvimento Econômico; Relações Econômicas Internacionais; Desigualdade; Relação centro-periferia.

Público-alvo

Estudantes e gestores públicos que atuam nas áreas de desenvolvimento regional e/ou assuntos internacionais das secretarias estaduais e municipais de Santa Catariana.

Contexto

“Pensar globalmente, agir localmente” talvez tenha sido o slogan mais verbalizado e defendido pelos gestores públicos preocupados em promover o desenvolvimento regional catarinense nas últimas três décadas. Em estudo recente, professores do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC (CARIO et al., 2019), destacaram que a estrutura produtiva da economia catarinense enfrenta um processo de mudança estrutural: setores tradicionais encadeados com a agropecuária e a produção florestal estão cedendo espaço para indústrias de média e alta tecnologia e para o setor de serviços intensivos em conhecimento. Esta transformação, que se diferencia do movimento geral de desindustrialização da economia brasileira e se aproxima das experiências bem-sucedidas dos países desenvolvidos, ainda não se completou e aponta para o aprofundamento do desequilíbrio regional expresso no fenômeno da “litoralização”. Como estratégia de desenvolvimento local, o Plano de Desenvolvimento Santa Catariana 2030 recomenda a promoção da economia do conhecimento para as regiões ainda apoiadas em setores tradicionais. Além disso, o estudo sugere que a estratégia de crescimento econômico de Santa Catarina deveria se “descolar” do Brasil e se integrar ao mundo através da internacionalização da sua produção seja através da atração de empresas multinacionais, seja através de investimentos externos das empresas catarinenses (GOVERNO DE SANTA CATARINA, 2018);

Uma economia regional integrada ao mundo também é uma economia mais exposta à dinâmica competitiva mundial e, portanto, sujeita aos movimentos políticos e econômicos internacionais. Como se movimentar dentro deste cenário de modo que as conquistas históricas de elevação das condições de vida catarinense não sejam revertidas por estratégias de desenvolvimento fracassadas? Maximizar as possibilidades de êxito do SC 2030 requer um tipo de capacidade de governança da política pública apoiada em informações estratégicas de caráter histórico-mundial que, muitas vezes em seu cotidiano, o(a) gestor(a) público(a) não tem tempo para sistematizar. O presente projeto de extensão visa suprir esta lacuna através da produção e difusão de informações e conhecimentos estratégicos a partir do uso integrado de tecnologias de informação, de análise estatísticas, bem como de teorias econômicas e das relações internacionais, contribuindo deste modo para o movimento data-driven development (WORLD BANK, 2018).

Justificativa

Desde a reforma do Estado em 1994, a estrutura estatal brasileira tem sofrido sucessivas modernizações institucionais com o objetivo de conter o clientelismo e conferir maior racionalidade à escolha pública (BRESSER-PEREIRA; SPINK, 1998). Não obstante, a modernização da estrutura de governança de estados e municípios se faz mais difícil devido às crescentes demandas sociais, ao endividamento público progressivo e ao déficit de capacidades da gestão pública. O grau de endividamento dos estados limita a disponibilidade de recursos financeiros para a promoção de políticas ativas de desenvolvimento de longo prazo. A ausência de autonomia constitucional para executar políticas monetária, cambial e externas favoráveis à integração econômica mundial reduz os graus de liberdade da economia catarinense em relação à economia brasileira. Os déficits de capacidades nas estruturas de governança limitam a identificação de oportunidades de desenvolvimento. Neste sentido, o projeto de extensão se justifica na medida em que pretende suprir parte do déficit de capacidades disponibilizando acesso a informações estruturadas e conhecimentos especializados em linguagem acessível ao público não-especialista.

Objetivos

Objetivo Geral

Produzir e disseminar informações e conhecimentos estratégicos que possam suprir parcialmente os déficits de capacidades da estrutura de governança do setor público catarinense no que tange ao conhecimento da realidade internacional necessária à formulação de estratégias de desenvolvimento de longo prazo.

Objetivos Específicos

  1. Estruturar um banco de dados relacional com diferentes tipos de estatísticas que possam ser utilizadas como evidências empíricas de uma visão histórico-mundial da economia e do sistema internacional;
  2. Elaborar painéis de visualização de informações estratégicas a partir da criação de indicadores e de análises estatísticas avançadas (e.g. Análise de Cluster, Análise de Componentes Principais e Análise de Redes);
  3. Produzir boletins temáticos mensais em linguagem acessível com o intuito de mobilizar o setor público para a importância de estratégias de desenvolvimento de longo prazo;
  4. Capacitar estudantes e agentes públicos para tomada de decisão de enfrentamento de dilemas do desenvolvimento a partir de uma perspectiva histórico-mundial com base em evidências.

Referências

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK, Peter. Reforma do Estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora, 1998.
CARIO, Silvio Antonio Ferraz; NICOLAU, José Antono.; CARVALHO JR., Luiz Carlos De; BOPPRÉ, Norton Flores (ORG.). Caracteristicas econômicas e sociais de Santa Catarina no limiar do século XXI. Criciúma: UNESC, 2019. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7663.
CONNOLLY, Thomas; BEGG, Carolyn. Database systems: a practical approach to design, implementation, and management. 6a ed. Essex: Pearson, 2015.
GOVERNO DE SANTA CATARINA. Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030. Florianópolis. Disponível em: http://www.spg.sc.gov.br/visualizar-biblioteca/acoes/plano-catarinense-de-desenvolvimento/1162-plano-sc-2030-versao-final/file.
HOPKINS, Terence K.; WALLERSTEIN, Immanuel. Patterns of development of the modern world-system. Review (Fernand Braudel Center), p. 111-145, 1977.
WORLD BANK. Information and Communications for Development 2018: Data-Driven Development. [s.l.] : The World Bank, 2018. DOI: 10.1596/978-1-4648-1325-2. Disponível em: http://elibrary.worldbank.org/doi/book/10.1596/978-1-4648-1325-2. Acesso em: 15 jun. 2019.